terça-feira, 28 de maio de 2013

SINDICATO APEOC/TAUÁ SE REUNIU COM PROFESSORES (A) DA REDE MUNICIPAL DE TAUÁ LOTADOS NO NAPE (NÚCLEO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO) E SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
O Sindicato APEOC/Tauá se reuniu com Professores (a) da Rede Municipal de Tauá lotados no NAPE (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado) e Salas de Recursos Multifuncionais para debater sobre alteração do Art. 76 da Lei Municipal 1.558 (Estatuto do Magistério) que trata sobre gratificação de 10% no vencimento básico para os docentes lotados em turmas específicas de portadores de necessidades especiais. Segundo está postado no blog: http://napetaua.blogspot.com.br/2012/10/historico-do-nucleo-de-atendimento.html a Coordenadora do NAPE Simone Maria A. Feitosa Gonçalves Cavalcante ressalta que esta instituição tem como premissa “descentralizar o atendimento às crianças e jovens com deficiência, através da implantação do Núcleo de Educação Especial na sede do município de Tauá” e “Hoje o Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado – NAPE conta aproximadamente de uma clientela de 466 alunos (as) com deficiência ( Auditiva, Visual, Intelectual, Múltiplas, Física, Síndrome de Down e Transtornos Globais do Desenvolvimento) além dos atendimentos com dificuldade de aprendizagem e acompanhamento familiar” e conforme o site do MEC: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12295&Itemid=595 as Salas de Recursos Multifuncionais são para “ realização do atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar à escolarização. A intenção é atender com qualidade alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas classes comuns do ensino regular. O programa é destinado às escolas das redes estaduais e municipais de educação, em que os alunos com essas características estejam registrados no Censo Escolar MEC/INEP”, então fica claro que se enquadram no art. 76, mas no entender da Secretaria Municipal da Educação de Tauá isto é apenas uma atividade complementar. O Sindicato já solicitou da Prefeita Municipal a mudança interpretativa deste artigo e segundo Dr. Patrícia não haveria dificuldade na alteração do Art. 76.

APEOC/TAUÁ

sábado, 25 de maio de 2013

SINDICATO APEOC DISCUTE REGIME DE PREVIDÊNCIA PRÓPRIA

O Sindicato APEOC e a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) promoveram nesta sexta-feira, 24 de maio, o “Seminário Estadual sobre Regime de Previdência Própria” contou com a presença do professor Mílton Canuto de Oliveira – Vice-Presidente da CNTE e do Assessor do Sindicato APEOC em orçamento e carreira, André Carvalho.
O objetivo maior do Seminário foi dotar nossos representantes de como funciona as modalidades de Previdência, especialmente a previdência Própria, que está recebendo a adesão de vários municípios brasileiros. Segundo o Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, cerca de 1.990 municípios no Brasil já aderiram a essa modalidade de previdência.  
O Vice-Presidente da CNTE, professor Mílton Canuto, palestrante do Seminário, declarou: “A aposentadoria hoje começa a bater à porta da grande massa do servidor público brasileiro. E, historicamente, isso tinha sido muito abandonado. Mas, com a Constituição de 1988, ficou estabelecido que os municípios teriam  Regime Estatutário e, portanto, regime próprio de previdência. As mudanças vieram. A Previdência Própria, hoje, é um contexto real no país. O problema é que o grau de gerenciamento da Previdência Geral no passado e, ainda em alguns momentos, agora, tem trazido muita preocupação ao servidor público. No ponto de vista prático precisa avançar a organização dos trabalhadores, e o trabalhador público se apoderar dela, porque senão ele será dragado pelo sistema e isso acaba, às vezes, trazendo grandes complicadores lá na frente.”

“É um debate que tem que ser feito permanentemente para que o servidor se apodere dos elementos previdenciários que é a sua garantia, a sua aposentadoria. E, hoje, a grande massa do servidor público está em fase de aposentadoria. Na massa especial do magistério, por exemplo, que tem uma média de aposentadoria nas professoras (82% da categoria no Brasil) na faixa de 48 a 52 anos de idade (essa é a média) a queda é drástica no ponto de vista salarial. Isso traz um grande complicador, inclusive para o gestor também. Tem município em que 28% do seu quadro está em condições de aposentadoria e boa parte não quer se aposentar porque pode perder de 40% a 60%  do  vencimento.
O Assessor do Sindicato-APEOC, André Carvalho, fez considerações sobre a gestão dos fundos próprios, especialmente quanto aos aspectos de suas aplicações financeiras, cujos ganhos são radicalmente variáveis e os relatórios atuariais.

SINDICATO APEOC/TAUÁ PROMOVE 

PALESTRA SOBRE MOTIVAÇÃO

EDUCACIONAL

E.E.F. TERESA ARAGÃO SERRA 
O Sindicato APEOC/Tauá continua inovando e contribuindo para melhor o desenvolvimento educacional dos educandos da rede municipal de Tauá, pois está promovendo palestras nas escolas (Ensino Fundamental II – Anos Finais, especialmente no 9° ano) sobre a temática: MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL
E.E.F. JOAQUIM PIMENTA 

O objetivo da APEOC é defender os interesses dos educadores, mas também colaborar com os alunos no processo de ensino-aprendizagem. A referida temática motivacional está embasada em princípios éticos, pedagógicos e didáticos, pois uma pessoa motivada aumenta a capacidade intelectual, tanto no trabalho como em sala de aula, então o Sindicato APEOC entende e compreende que todos saem ganhando e mostra que uma instituição séria e autônoma  age em conformidade e consonância ao bem comum. 

A Motivação produz fatores que provocam, canalizam e sustentam o comportamento de um indivíduo na realização dos  objetivos e das metas.

SINDICATO APEOC/TAUA

quarta-feira, 8 de maio de 2013

SINDICATO APEOC/TAUÁ NEGOCIOU COM

A GESTÃO MUNICIPAL DE TAUÁ E 

CONQUISTOU A ASSINATURA DAS 

PORTARIAS DE ESTABILIZAÇÃO E 

EVOLUÇÕES FUNCIONAIS


O Sindicato APEOC/Tauá entregou uma pauta de reivindicações (19 solicitações) no mês de janeiro de 2013 e já começa colher frutos de valorização da categoria:
  • Assinatura da declaratória da estabilidade do profissional do magistério: 51 professores que cumpriram o estágio probatório de três anos (Lei municipal 1558, art. 20);
  • Homologação de evolução funcional via acadêmica: 31 professores ( Lei municipal 1557 art. 21).

O Sindicato vem lutando pela classe educacional e não abre mão da valorização dos profissionais do magistério, pois está fundamentado em uma concepção critica e reflexiva, abrindo os canais do diálogo, defendendo e fortalecendo a autonomia do Sindicato e de todos os envolvidos na Educação com uma postura ético-política e social. 
APEOC/TAUÁ